FAQ

Pergunta 1: O ERASMUS pode me preparar para estudar no exterior?

Sim. Se você estiver planejando continuar o seu curso no exterior, O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas lhe dirá o nível que será o seu próximo objetivo. Depois de completar o Curso Regular de dois anos no Erasmus, você terá como objetivo entrar num curso do nível B1 no país em que você escolheu estudar.

Pergunta 2: Quanto tempo levará para conseguir falar um novo idioma?

Resposta: Isto depende do conceito “falar um idioma”. Nas suas aulas no ERASMUS, você estará falando o idioma estrangeiro a partir do primeiro dia. Mas, com certeza, para chegar a um nível de fluência ou proficiência, você precisará de tempo e dedicação. A proposta do Curso Básico do ERASMUS é capacitar o aluno a alcançar o nível A2 em dois anos (152 horas de aula). Ter competências do nível A2 significa que o aluno "consegue compreender frases e expressões usuais, relacionadas às áreas de significado imediato (por exemplo, informações pessoais e familiares, compras, emprego, geografia local); consegue comunicar-se em situações simples e rotineiras que requerem troca de informação simples e direta, como assuntos do seu conhecimento; e consegue descrever de maneira simples sua origem e formação, seu ambiente e áreas relacionadas a necessidades concretas”.

Ao completar o nível básico, você poderá conversar, viajar, ler no idioma estrangeiro e colocar com orgulho no seu currículo que você fala o idioma. E você poderá avançar ainda mais e se tornar proficiente.

Pergunta 3: Quais são as vantagens do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas?

Resposta: O QERL foi desenvolvido pelo Conselho Europeu. Ele é amplamente usado nas escolas na Europa e cada vez mais também na Ásia e nas Ámericas. O QERL torna o aprendizado e o ensino de idiomas mais transparentes e possibilita a comparação de cursos e habilidades dos estudantes em diferentes países e instituições de ensino. Com o QERL, nós podemos estabelecer metas de aprendizados e objetivos e podemos dizer ao aluno quantas aulas ele terá que estudar para atingir as suas metas. Por exemplo, um aluno que nunca estudou o idioma estrangeiro completará o nível A1 depois do primeiro ano do Curso Básico (carga horária de 76 horas), ou seja, depois de 76 horas de curso, ele terá as competências linguísticas descritas na tabela do QERL. Se um aluno que já estudou em outras escolas, no Brasil ou no exterior, e quer continuar os estudos no ERASMUS, nós podemos identificar o seu nível e lhe propor o curso e material didático apropriado que o levará ao próximo nível). O QERL nos ajuda a controlar a qualidade dos nossos cursos, aos alunos ele garante que o seu tempo e seu dinheiro serão bem investidos no ERASMUS.

Pergunta 4: O que significa “Inglês nível A1”,”Francês nível A2”, etc.?

Resposta: Essas designações referem-se ao seis níveis de competência num idioma estrangeiro estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QERL). Trata-se de uma classificação dos conhecimentos e habilidades em uma língua estrangeira. O nível A1 é o nível do principiante, o nível C2 é o nível de proficiência comparável ao falante nativo. Confira aqui a descrição dos seis níveis:

Ver Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas